Hemocentro de Colatina precisa de doadores de sangue

0

O Hemocentro Regional de Colatina precisa, com urgência, de voluntários para doação de todos os tipos de sangue. A unidade, que abastece todos os hospitais dos 22 municípios da região Noroeste do Estado, vem registrando queda no estoque de sangue.

Os voluntários podem comparecer ao Hemocentro, que fica na rua Cassiano Castelo, s/n, Centro. A coleta de sangue é feita de segunda a sexta-feira, das 7 às 12 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (27) 3177-7930 ou 3177-7930. 

O volume de sangue no estoque baixou porque menos pessoas têm procurado a unidade para doar. Colatina registra, em média, 25 doações diárias, mas o ideal para atender a demanda atual seria 50 doadores/dia.

O Hemocentro de Colatina abastece 15 unidades da região, entre elas: o Hospital Estadual Silvio Avidos, de Colatina; o Hospital Estadual Jones dos Santos Neves, em Baixo Guandu; o Hospital Estadual Dra. Rita de Cássia, de Barra do São Francisco; e as Agências Transfusionais de São Gabriel da Palha.

Ação externa

O Hemoes disponibiliza ainda visitas de coleta externa que são realizadas durante todo o ano e podem ser agendadas por entidades que queiram participar das campanhas de doação. Para participar, basta agendar uma visita da Unidade Móvel pelo telefone (27) 3137-2435. O Hemoes alerta que as visitas devem ser marcadas com antecedência, já que a procura pelo serviço é grande.

A estrutura do ônibus tem capacidade de coletar sangue de quatro pessoas por vez. Para recebê-lo, a entidade deve prover certa estrutura e os detalhes podem ser conferidos numa lista disponibilizada pelo Hemoes.
 
As ações de coleta externa são responsáveis por aproximadamente 40% de todo o sangue que compõe o banco do Hemoes. Elas são essenciais, não só por causa do sangue, mas também das plaquetas, componente muito solicitado pelos hospitais e que têm vida útil de apenas cinco dias.

 

 

SECOM

COMPARTILHE