Governo federal, FIFA e COL destacam avanço das obras do Mineirão

0

9490-300x200“É muito bom ver um estádio que está quase pronto. É uma mensagem para os outros estádios: a pessoa se sente confortável quando vê a obra desta forma”. Assim Jérôme Valcke, secretário-geral da FIFA, referiu-se à visita ao Mineirão na manhã desta terça-feira (16.10). Com ele estavam o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o diretor de Operações do Comitê Organizador Local (COL), Ricardo Trade, o governador de Minas, Antonio Anastasia, e o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda.
A comitiva fez breve reunião no aeroporto de Confins, em que as autoridades locais apresentaram os projetos da cidade para a Copa das Confederações FIFA 2013 e para o Mundial de 2014. “São mais de 50 projetos, incluindo a pré-operação para os jogos. Teremos corredores do centro para o estádio liberados para o tráfego de automóveis e ônibus já para a Copa das Confederações”, disse o prefeito Marcio Lacerda. A capital tem oito obras de mobilidade urbana previstas, entre elas três Bus Rapid Transit (BRT), que ficarão prontos para o Mundial de 2014.
O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, destacou o avanço das obras na capital mineira, tanto de mobilidade urbana quanto do Mineirão. “É seguramente uma das mais belas arenas de todo o mundo. Visitar Belo Horizonte é sempre um momento de confiança e de otimismo na capacidade do estado e do Brasil em realizar a Copa de acordo com as expectativas de todos”, afirmou.
A entrada da comitiva no Mineirão foi feita pelo mesmo local onde os atletas entrarão em campo nos dias de jogos. Animada pela mascote oficial da Copa, a delegação participou do plantio simbólico da primeira muda da grama do estádio. “Estou realmente impressionado, já estamos falando do plantio do gramado e isso é importante”, afirmou Jérôme Valcke.
A entrega da obra do Mineirão no prazo previsto – 21 de dezembro deste ano – foi reafirmada pelo governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, que prevê o jogo inaugural da arena para o primeiro bimestre de 2013. “Antes teremos eventos culturais, de lazer, de apresentação do estádio à socidedade. Serão festejos para celebrar o renascimento deste grande patrimônio para os mineiros”, ressaltou.
Ricardo Trade, do COL, disse que a ideia é realizar um ou dois eventos-teste antes da Copa das Confederações e destacou o trabalho conjunto entre os níveis de governo (local, estadual e federal), COL e FIFa em Minas. “Já estamos preparando a operação, discutindo o transporte com o estado e o município. Estamos vendo a Copa das Confederações chegar.”
A delegação segue para Porto Alegre à tarde. Está prevista para a manhã de quarta-feira (17.10) a visita ao estádio Beira-Rio. Na quinta, a comitiva participa da reunião do COL no Rio.
Cronograma O Mineirão vai receber três partidas da Copa das Confederações FIFA 2013 e seis jogos do Mundial de 2014. O estádio terá capacidade para 64 mil torcedores e investimento de R$ 695 milhões, sendo R$ 400 milhões de financiamento federal. As obras foram iniciadas em 2010. Os trabalhos estão 84% concluídos.
Toda a estrutura metálica da cobertura foi instalada. Outro destaque é a colocação de mais de 50% das cadeiras nas arquibancadas. O sistema de drenagem do gramado já está em estágio avançado. As estruturas das catracas e os bancos de reserva já podem ser vistos.