Detran|ES esclarece sobre e-mails falsos de notificações

0

detran-suspensaoUsuários têm relatado o recebimento de e-mails falsos com notificação de infrações de trânsito e de abertura de processos de suspensão do direito de dirigir. Diante do fato, o Departamento Estadualde Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) esclarece que não envia notificações por meio eletrônico.

O órgão informa que as notificações de multas e de processos de suspensão e cassação de CNH sãorealizadas por duas formas oficiais de comunicação: envio de correspondência pelos Correios para o endereço cadastrado no órgão e publicação no Diário Oficial do Estado, quando, depois de esgotadas as tentativas de entrega, o usuário não é encontrado.

“O Detran|ES não envia e-mails para condutores e proprietários de veículos com as notificações. Então, esses e-mails são falsos. O usuário não deve abri-lo ou clicar no link enviado. Ao receber um e-mail com informações relacionadas ao Detran|ES, caso ainda tenha dúvida, o usuário deve acessaro site www.detran.es.gov.br, onde é possível consultar sua pontuação, a situação de sua CNH e as multas registradas no cadastro do veículo”, orienta o diretor de Habilitação e Veículos, José Eduardo de Souza Oliveira.

O diretor reforça, ainda, que a única exceção é o envio da notificação das infrações de trânsito pormeio eletrônico que começou a ser feito neste mês pelo recém-lançado Sistema de NotificaçãoEletrônica (SNE). Contudo, para recebê-la, o próprio cidadão deve se cadastrar, informando seuscontatos no aplicativo disponibilizado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).